Crise da dívida na zona do euro e políticas de austeridade prejudicam crescimento, avalia ONU.

EURO CRISIS

A crise da dívida da zona do euro, a redução da demanda externa e a alta do petróleo continuam a pressionar a Europa, enquanto as políticas de austeridade dos países industrializados não impedirão que a economia global volte à recessão, avalia relatório anual da ONU, que teve mais um capítulo divulgado nesta quinta-feira (17).
“A zona euro está em recessão e o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve chegar a apenas 0,3% de crescimento em 2013, aumentando ligeiramente para 1,4% em 2014″. observa o documento Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2013. O estudo foi produzido pelo Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e comissões regionais das Nações Unidas.
O capítulo analisa a crise na Europa e afirma que a zona do euro está em uma recessão técnica, com taxas negativas no segundo e terceiro trimestres de 2012. Queda acentuada é a prevista também para o quarto trimestre, com possível redução de 0,5% do PIB anual.
Pelo menos cinco economias europeias estão em recessão, com perspectivas muito baixas. O PIB da Itália deve cair 2,4% em 2012 e 0,3% em 2013 e o da Espanha, 1,6% e 1,4%, respectivamente. Os outros países em recessão são Chipre, Grécia e Portugal.
“O foco atual na consolidação fiscal no curto prazo, especialmente entre os países desenvolvidos, tem provado ser contraproducente e causar o prolongamento do ajuste da dívida”, afirma o relatório.
Para reverter a situação, o documento recomenda que o foco seja o crescimento econômico robusto com olho na sustentabilidade fiscal de médio a longo prazo.

FONTE: ONU Brasil – Organização das Nações Unidas

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s