Sala 19

O blog de História de Fabiana Scoleso

  • Calendário

    novembro 2011
    D S T Q Q S S
    « ago   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Categorias

  • Twitter

  • Sala19 no Facebook

  • RSS Google News

    • Israel aprova construção de novas casas de colonos; Netanyahu conversa com Trump - Estado de Minas
      UOLIsrael aprova construção de novas casas de colonos; Netanyahu conversa com TrumpEstado de MinasIsrael relançou neste domingo a colonização, ao aprovar projetos de construção de centenas de casas em Jerusalém Oriental, horas antes de uma conversa por telefone entre Benjamin Netanyahu e Donald Trump, que convidou o premier israelense a ...Trump e Netanyahu […]
    • Valls e Hamon disputarão segundo turno das primárias socialistas na França - Globo.com
      Globo.comValls e Hamon disputarão segundo turno das primárias socialistas na FrançaGlobo.comCandidato da esquerda do partido surpreende e ultrapassa ex-premiê no primeiro turno da primária. Pesquisas indicam que nenhum dos dois é favorito na eleição presidencial. Facebook · Twitter ...Candidatos para 2º turno das primárias socialistas na França são definidos […]
    • Acidente com Teori Zavascki: Avião que caiu em Paraty é retirado do mar - Globo.com
      Globo.comAcidente com Teori Zavascki: Avião que caiu em Paraty é retirado do marGlobo.comO avião que caiu na quinta-feira (19) com Teori Zavascki e outras quatro pessoas em Paraty foi retirado do mar na noite deste domingo (22). A balsa com um guindaste para içar a aeronave havia chegado ao local do acidente por volta das 18h e a remoção ...Destroços do aviã […]
    • Número de mortos em descarrilamento de trem na Índia passa de 30 - Globo.com
      Globo.comNúmero de mortos em descarrilamento de trem na Índia passa de 30Globo.comSocorristas ainda tentam encontrar sobreviventes neste domingo (22). Acidente aconteceu dois meses depois de um descarrilamento similar deixar 146 mortos. Facebook · Twitter. Agence France-Presse. Por France Presse. 22/01/2017 09h28 Atualizado há ...Acidente de trem deixa pelo […]
  • RSS UOL Economia

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • RSS Último Segundo – iG

    • Avião que levava Teori e mais quatro pessoas é retirado do mar em Paraty (RJ)
      iG São PauloAeronave caiu na última quinta-feira (19) e matou todos que estavam a bordo; destroços serão levados para perícia no aeroporto do Galeão, no Rio Trabalho de retirada dos destroços será feito por empresa contratada pela seguradora do avião acidentadoFoto: Reprodução/GlobonewsFoi iniciada neste domingo (22) a remoção dos destroços do avião que caiu […]
    • Polícia do Rio Grande do Norte prende 17 por envolvimento em rebeliões
      iG São PauloTambém foram presos suspeitos de participação em ataques fora do presídio de Alcaçuz; outros dois adolescentes foram apreendidos no Estado Exército foi enviado ao Rio Grande do Norte para reforçar o trabalho da Polícia Militar no EstadoFoto: Divulgação/Governo do Rio Grande do NorteA Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirma já ter prendido 17 […]
    • Dono de avião que caiu com Teori era sócio de André Esteves, do BTG Pactual
      iG São PauloMinistro do Supremo que morreu no acidente aéreo havia revogado a prisão domiciliar do banqueiro no ano passado; queda da aeronave matou outros 4 Carlos Alberto Fernandes Filgueiras era sócio Carlos Daniel Rizzo da Fonseca%2C que integra quadro societário do BTGFoto: Reprodução/JucespDono do avião que caiu na última quinta-feira (19) com o minist […]
    • "Por que essas pessoas não votaram?", ironiza Trump sobre Marcha das Mulheres
      iG São PauloPresidente disse que celebridades "fazem mal à causa"; segundo as organizadoras, cerca de 2,5 milhões de pessoas participaram dos atos "As celebridades fazem mal à causa", escreveu Trump em seu perfil pessoal no TwitterFoto: Facebook/ Donald J. Trump/ ReproduçãoEm resposta às pessoas que foram às ruas neste sábado (21) para pr […]
  • RSS UNICAMP

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • RSS BBC Brasil

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Se a National Gallery falasse…

Posted by sala19cmi em quarta-feira, 16 novembro 2011

A história da National Gallery começa em 1838 quando o prédio foi inaugurado pela Rainha Vitória. Mas a coleção inicial começou a ser adquirida em 1824 quando a Câmara dos Comuns ofereceu 57,000 libras para comprar 38 pinturas que pertenciam ao banqueiro russo Julius Angerstein. Doações também foram feitas e nomes como os de Sir George Beaumont e do Reverendo Holwell Carr figuram entre aqueles que contribuíram com a famosa coleção da Galeria.

Entre os anos de 1840 e 1850 o projeto de Sir Charles Barry se desenvolve e se conclui. Esse projeto nada mais é do que a construção da famosa Trafalgar Square idealizada pelo arquiteto John Nash em homenagem à vitória de Horácio Nelson na Batalha de Trafalgar. Neste projeto o destaque era o imponente terraço da Galeria, as escadarias da Trafalgar e a imponente Coluna Nelson.

O projeto e a discussão que girou em torno da construção da nova Galeria de Artes da Inglaterra começaram em 1824 quando os membros mais influentes da sociedade inglesa iniciaram grande discussão sobre o espaço que tão importantes obras ocupavam no edifício Pall Mall. A coleção ficava cada vez maior e o edifício, além de não representar as valiosas obras de arte, não era uma referência que poderia se estender para toda a Europa. O objetivo era que a cultura e a coleção se tornassem exemplos e reflexo daquela sociedade.

O arquiteto William Wilkins foi encarregado de projetar o edifício que abrigaria tanto a National Gallery como a Royal Academy of Arts. Em 1831, após longas discussões, o local escolhido foi a Trafalgar Square, região central.

O arquiteto Wilkins foi gradativamente influenciado pelos templos clássicos que tinha visitado na Itália e na Grécia. Claro que ele precisou fazer mudanças importantes no projeto inicial. Seu desejo era construir uma grande escadaria, mas ele recuou e desenvolveu duas pequenas escadarias laterais.

A Galeria, inaugurada em 1838, teve apenas cinco salas exibindo as coleções. Iluminadas ao centro por uma grande cúpula, a Galeria só poderia estar aberta durante o dia. Somente em 1935 é que a iluminação elétrica foi instalada.

Hoje a National Gallery abriga importantes obras da história. As pinturas renascentistas italianas e holandesas como Peter Paul Rubens e Rembrandt são destaques e dão início ao olhar atento dos visitantes.

Mas o que todos procuram dentro da National Gallery, sem dúvida, é o acervo Impressionista. Obras como as de Manet, com destaque para a Music in the Tuileries Gardens e Van Gogh Sunflowers  emudecem o espectador.

Não importa a língua nem a origem. Todos ficam deslumbrados ao se deparar com tamanha técnica e sensibilidade dos artistas que inauguraram uma nova fase das artes no mundo.

Mas não para por aí. Degas, Cézanne, Monet, Menzel, Pissarro e Renoir ainda compõem com maestria o acervo.

Difícil não se encantar com a obra The water-Lily pond, de Claude Monet. Uma coisa é você olhar pelas revistas de arte outra se deparar com ela para uma experiência pessoal.

Ao olhar com atenção cada uma dessas obras me deparei com a de Camille Pissarro The Boulevard Montmartre at Night. É quase indescritível a sensação porque eu havia estudado e compreendido sua história dentro do seu tempo através das aulas de História, Trabalho e Cultura. Meu professor sempre fez uso dessas obras para compreendermos a situação da França no século XIX. A obra de Pissarro tipificava a controversa reurbanização de Paris idealizada pelo Barão Haussmann. Pissarro registrou a nova face da cidade, principalmente do bairro de Montmartre berço e palco da tão famosa Comuna de Paris.

Novos e velhos costumes, novos e velhos cenários registrados pelos olhares daqueles que eternizaram não apenas o que pintaram, mas uma nova fase das artes e da potência do artista em tornar cada pincelada uma condição para que o século XIX se reconheça.

A última grande exposição itinerária realizada pela National Gallery em 2011 é a de Leonardo da Vince. Seus ingressos estão esgotados até janeiro de 2012. Isso demonstra a importância da National Gallery no circuito das artes no mundo. Ela prevalece como uma das mais importantes Galerias da Europa.

Para saber mais sobre a National Gallery e suas exposições consulte:

http://www.nationalgallery.org.uk/

Por: Fabiana Scoleso

The Water-Lily Pond

Claude-Oscar Monet

The Boulevard Montmartre at Night, 1897 - Camille Pissarro

 

Sunflowers, 1888 - Vincent Van Gogh

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: