Sala 19

O blog de História de Fabiana Scoleso

  • Calendário

    agosto 2011
    D S T Q Q S S
    « jul   nov »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Categorias

  • Twitter

  • Sala19 no Facebook

  • RSS Google News

    • Israel aprova construção de novas casas de colonos; Netanyahu conversa com Trump - Estado de Minas
      UOLIsrael aprova construção de novas casas de colonos; Netanyahu conversa com TrumpEstado de MinasIsrael relançou neste domingo a colonização, ao aprovar projetos de construção de centenas de casas em Jerusalém Oriental, horas antes de uma conversa por telefone entre Benjamin Netanyahu e Donald Trump, que convidou o premier israelense a ...Trump e Netanyahu […]
    • Valls e Hamon disputarão segundo turno das primárias socialistas na França - Globo.com
      Globo.comValls e Hamon disputarão segundo turno das primárias socialistas na FrançaGlobo.comCandidato da esquerda do partido surpreende e ultrapassa ex-premiê no primeiro turno da primária. Pesquisas indicam que nenhum dos dois é favorito na eleição presidencial. Facebook · Twitter ...Candidatos para 2º turno das primárias socialistas na França são definidos […]
    • Acidente com Teori Zavascki: Avião que caiu em Paraty é retirado do mar - Globo.com
      Globo.comAcidente com Teori Zavascki: Avião que caiu em Paraty é retirado do marGlobo.comO avião que caiu na quinta-feira (19) com Teori Zavascki e outras quatro pessoas em Paraty foi retirado do mar na noite deste domingo (22). A balsa com um guindaste para içar a aeronave havia chegado ao local do acidente por volta das 18h e a remoção ...Destroços do aviã […]
    • Número de mortos em descarrilamento de trem na Índia passa de 30 - Globo.com
      Globo.comNúmero de mortos em descarrilamento de trem na Índia passa de 30Globo.comSocorristas ainda tentam encontrar sobreviventes neste domingo (22). Acidente aconteceu dois meses depois de um descarrilamento similar deixar 146 mortos. Facebook · Twitter. Agence France-Presse. Por France Presse. 22/01/2017 09h28 Atualizado há ...Acidente de trem deixa pelo […]
  • RSS UOL Economia

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • RSS Último Segundo – iG

    • Avião que levava Teori e mais quatro pessoas é retirado do mar em Paraty (RJ)
      iG São PauloAeronave caiu na última quinta-feira (19) e matou todos que estavam a bordo; destroços serão levados para perícia no aeroporto do Galeão, no Rio Trabalho de retirada dos destroços será feito por empresa contratada pela seguradora do avião acidentadoFoto: Reprodução/GlobonewsFoi iniciada neste domingo (22) a remoção dos destroços do avião que caiu […]
    • Polícia do Rio Grande do Norte prende 17 por envolvimento em rebeliões
      iG São PauloTambém foram presos suspeitos de participação em ataques fora do presídio de Alcaçuz; outros dois adolescentes foram apreendidos no Estado Exército foi enviado ao Rio Grande do Norte para reforçar o trabalho da Polícia Militar no EstadoFoto: Divulgação/Governo do Rio Grande do NorteA Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirma já ter prendido 17 […]
    • Dono de avião que caiu com Teori era sócio de André Esteves, do BTG Pactual
      iG São PauloMinistro do Supremo que morreu no acidente aéreo havia revogado a prisão domiciliar do banqueiro no ano passado; queda da aeronave matou outros 4 Carlos Alberto Fernandes Filgueiras era sócio Carlos Daniel Rizzo da Fonseca%2C que integra quadro societário do BTGFoto: Reprodução/JucespDono do avião que caiu na última quinta-feira (19) com o minist […]
    • "Por que essas pessoas não votaram?", ironiza Trump sobre Marcha das Mulheres
      iG São PauloPresidente disse que celebridades "fazem mal à causa"; segundo as organizadoras, cerca de 2,5 milhões de pessoas participaram dos atos "As celebridades fazem mal à causa", escreveu Trump em seu perfil pessoal no TwitterFoto: Facebook/ Donald J. Trump/ ReproduçãoEm resposta às pessoas que foram às ruas neste sábado (21) para pr […]
  • RSS UNICAMP

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • RSS BBC Brasil

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Tallinn: uma capital sobre o Báltico

Posted by sala19cmi em quinta-feira, 4 agosto 2011

Tallinn, capital da República da Estônia, é uma cidade marítima que conta com uma população de cerca 398.000 habitantes. Kalevipoeg” (“O filho de Kalev”) relata o nascimento de Toompea (principal colina da cidade) a partir de uma montanha de rochas transportadas por Linda, a viúva do mítico herói estônio Kalev, até a tumba de seu marido. A sepultura estava quase terminada quando um bloco de pedra se deslocou e caiu da colina. Conta a lenda que Linda se sentou sobre uma das pedras e começou a chorar. De suas lágrimas um lago se formou: o Lago Ülemiste, que se estende sobre uma base calcária no alto da cidade.

Não se conhece ao certo quando foi construída a fortaleza de Toompea, já que dos tempos remotos pouco foi conservado. O que se sabe é que na zona do atual Keldrimäe existiu um assentamento humano que data de 3.500 a.C.

A atual Tallinn foi conquistada pelos dinamarqueses no auge do reinado de Valdemar II durante a cruzada organizada para a evangelização do Báltico, segundo relatam as crônicas, no ano de 1219. Conta a lenda que os dinamarqueses venceram os estônios graças a ajuda de um estandarte em formato de cruz que caiu do céu durante a batalha. A cruz faz parte da bandeira nacional norueguesa.

No ano de 1230 chegaram a Tallinn cerca de 200 comerciantes alemães procedentes de Visby que começaram a edificar suas habitações nos pés da colina de Toompea.

Durante o período dinamarquês, Tallinn, que significa literalmente “Cidade dos dinamarqueses” é batizada de Reval em 1248 (Nome dinamarquês para Tallinn) e começa a sofrer importantes transformações: se promulga a legislação de Lübeck, são construídas igrejas, fundados conventos e escolas, surgindo também os grêmios. Um século mais tarde, em 1346, a Dinamarca vende suas possessões de terras estonianas a Ordem de Livonia. E na segunda metade do século XIV, a cidade se torna parte da Liga Hanseática. O poder da cidade foi aumentando substancialmente por conta do comércio hanseático. Foram elevadas torres e as muralhas foram engrossadas.

Em 1540 a cidade alcançou seu apogeu. Neste momento além das muralhas terem sido reforçadas foram construídos fortes bastiões. Durante a Guerra de Livonia o exército russo amealhou Tallinn durante quase 30 semanas nos anos de 1570-1571 e outras 7 semanas em 1577. Nesta ocasião a cidade se rendeu.

Os dominadores provocaram mudanças na região tanto na capital como no restante do país. No começo da Guerra de Livonia (1561) o exército de Tallinn jurou lealdade ao Rei da Suécia e, durante a Guerra do Norte (1710), fez o mesmo com o Czar Russo conseguindo manter seus privilégios.

Em Tallinn e em quase todo o território da atual Estônia e Letônia prevaleceu a cultura e a mentalidade alemã até que esta se viu debilitada pelo nascimento da República Estoniana na primeira metade do século XX.

Inicialmente, os estonianos autóctones procuraram resistir aos sucessivos conquistadores, porém acabaram por adaptar-se. Vivendo por séculos sob o amparo das culturas europeias, mas souberam, também, conservar as suas idiossincrasias: sua língua e seus costumes.

Os estonianos considerados como pessoas do campo começaram a se sentir como uma nação na metade do século XIX. No século XX a política de reunificação foi levada à cabo pela autoridades e surgiram as primeiras tentativas de se obter maior autonomia dentro do Império Russo. A explosão da Revolução Russa de 1917 proporcionou à Estônia uma situação favorável para que se declarasse a república democrática independente. A jovem república obteve sua independência definitiva depois de travar uma luta particular contra o poder bolchevique da Rússia e contra a Landeswehr dos alemães bálticos (Baltic Land Defense = nome das forças armadas unificadas da nobreza Couronian e Livônia).

Ao finalizar a guerra da independência, Tallinn se constituiu como a capital da República. Este episódio de sua história levou o país a grandes dificuldades. Durante a Segunda Guerra Mundial o país sofreu com as invasões Nazistas (1941-1944) e, no pós-guerra, foi ocupada pelas tropas soviéticas e seu território anexado a URSS.

Durante este período a cidade experimentou um grande crescimento industrial e o número de habitantes cresceu acentuadamente devido ao grande número de emigrantes procedentes de outras regiões da União Soviética. Neste momento se inicia a edificação dos blocos de habitações massificadas originando novos bairros nos arredores de Tallinn: Mustamäe, Õismäe e Lasnamäe.

A partir de 1987 a Estônia começa a vislumbrar a possibilidade de recuperar sua liberdade e sua independência desejos que culminaram com a proclamação da independência em 20 de agosto de 1991.

Através dos séculos a Estônia passou por períodos históricos muito difíceis: guerras, fome, epidemias, ocupações, deportações. Porém a força do povo estoniano não foi destruída nem fragmentada. Sem dúvida as dificuldades contribuíram para forjar as próprias características da idiossincrasia do povo estoniano: tenacidade e autoproteção, capacidade de adaptação e de abertura ao novo.

Parabéns ao povo estoniano!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: