De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre os blocos capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria.
AS CONFERÊNCIAS DOS VENCEDORES:
• A divisão do mundo em socialismo e capitalismo começou a se delinear na Conferência de Ialta = antes mesmo do fim da segunda Guerra Mundial;
• O encontro reuniu dirigentes dos três grandes aliados na Guerra: Stalin, Churchill e Roosevelt. O resultado da Conferência foi a “partilha” do mundo em áreas sob influência dos EUA e sob influência da URSS;
• Conferência de Potstam = confirmou as decisões de Ialta, além de estabelecer a divisão da Alemanha em quatro zonas internacionais: norte-americana, soviética, inglesa e francesa.
PALCO DE CONFLITOS:
• A frágil aliança entre países capitalistas e socialistas começou a se desfazer em 1945, quando a derrota da Alemanha nazista já era certa;
• Os Norte-Americanos se preocupavam com o crescente avanço do socialismo nos países da Europa Ocidental, onde se formaram governos aliados aos soviéticos;
• A rivalidade entre EUA e URSS recebeu o nome de Guerra Fria porque a tensão entre as duas potências não chegou a uma guerra de fato;
• 1947 = o presidente norte-americano Harry Truman lançou a Doutrina Truman, uma ofensiva contra a expansão comunista no mundo, explorando a imagem da URSS como uma nação inimiga;
• Ofensiva anticomunista = se intensificou nos anos 1950 com a criação do Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso – chefiado pelo senador McCarthy – conduziu uma perseguição implacável aos cidadãos suspeitos de simpatizar com o comunismo.
MACARTISMO E PLANO MARSHALL
• Macartismo = fanatismo anticomunista do período;
• Ethel e Julius Rosemberg (físicos nucleares) foram executados na cadeira elétrica acusados de fornecer segredos atômicos à União Soviética;
• Plano Marshall = programa de ajuda econômica dos Estados Unidos para a reconstrução dos países europeus destruídos pela Guerra – objetivo principal era evitar a influência comunista na Europa Ocidental e garantir a hegemonia norte-americana;
• Estados Unidos e Canadá = formaram, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, com o objetivo de assegurar a defesa militar contra a ameaça do avanço soviético;
• 1955 = resposta do Bloco Soviético = Pacto de Varsóvia (aliança militar), que durou até 1989;
COEXISTÊNCIA PACÍFICA
• 1950 = economia soviética estava sufocada pelos investimentos dispendiosos na corrida armamentista = Nikita Kruschev, líder do governo soviético, apresentou uma proposta de desarmamento conhecido como COEXISTÊNCIA PACÍFICA;
• Os Estados Unidos receberam a proposta com desconfiança (armadilha);
CORRIDA PELA CONQUISTA DO ESPAÇO
• Além de armas nucleares, Estados Unidos e União Soviética produziam foguetes e lançaram satélites espaciais. Essa disputa científica e tecnológica ficou conhecida como Corrida Espacial;
• Três momentos Importantes:
o 1957 = satélite soviético Sputnik 2 levou ao espaço o primeiro ser vivo, a cadela Laika;
o 1961 = major da Força Aérea da União soviética, Yuri Gagarin, tornou-se o primeiro ser humano a viajar no espaço;
o 1969 = 1 bilhão de pessoas assistiram pela TV o astronauta norte-americano Neil Armstrong, comandante da missão Apollo 11, pisar na em solo lunar;
• A chegada dos norte-americanos na lua pôs fim à hegemonia soviética.
MURO DE BERLIM
• Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e sua capital, a cidade de Berlim, foram divididas em zonas de ocupação: norte-americana, britânica, francesa e soviética – quatro anos depois, os ocupantes dividiram o território alemão em dois países:
o Parte Ocidental – República Federal da Alemanha (RFA);
o Parte Oriental – República Democrática Alemã (RDA);
o A intensa migração dos alemães orientais para o lado vizinho levou o governador da república Democrática Alemã (Alemanha Oriental) a construir o Muro de Berlim, em agosto de 1961;
o O muro tinha 155 quilômetros de extensão, 302 torres de observação e 127 redes eletrificadas com alarmes. Foi chamado por muitos de “Muro da Vergonha” e foi um símbolo da divisão do mundo em dois blocos;
INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES
• CINEMA = meio de expressão mais utilizado como propaganda ideológica no conflito entre comunismo e capitalismo durante a Guerra Fria;
• Bens de Consumo, os super-heróis e os líderes norte-americanos eram mostrados como símbolos do bem e da moralidade superior norte-americana;
• Estados Unidos = campanha anticomunista = produziram também histórias em quadrinhos, desenhos animados e seriados de televisão, explorando a oposição entre liberdade, representada pelo American Way of Life, e opressão, representada pelo dirigismo estatal soviético;
• Propaganda Soviética: denunciava os problemas sociais de muitos países capitalistas, como a fome, a violência e a mortalidade infantil, apresentando os sinais da decadência burguesa e do caráter anti-humano do capitalismo;
REALIDADE E FICÇÃO NAS TELAS
• Duas maiores agências de espionagem: KGB (Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti – Comitê de Segurança do Estado) soviética e a CIA (Central Intelligence Agency) norte-americana = treinavam agentes para atividades de sabotagem e coleta de informações sigilosas;
• No cinema o tema “espionagem” se fez presente em vários filmes: Agente secreto James Bond, da série 007;
• Filmes de ficção científica: Solaris (Andrei Tarkovski -1971) e Guerra nas Estrelas (George Lucas -1977);
• Por meio do cinema, EUA e URSS procuravam influenciar os demais países do mundo. A Indústria cinematográfica norte-americana exercia uma influência muito mais sedutora e eficaz que a sua concorrente soviética.
ENFRENTAMENTO ESPORTIVO
• ESPORTE = foi utilizado com fim ideológico = nos campeonatos mundiais de xadrez e nos Jogos Olímpicos, onde a rivalidade entre o comunismo e o capitalismo ganhavam ares de guerra real;
• URSS = procurava demonstrar a superioridade do regime socialista incentivando esportes nos países do Pacto de Varsóvia. Assim, o desempenho espetacular das ginastas romenas ou dos nadadores da Alemanha Oriental enaltecia o regime soviético;
• POLÍTICA NAS OLIMPÍADAS = muitos atletas deixaram de competir nas Olimpíadas devido aos boicotes liderados pelas grandes potências;
PRINCIPAIS OLIMPÍADAS
• MONTREAL 1976 = ginasta romena Nádia Comaneci, de apenas 14 anos. Conseguiu 7 notas 10. A URSS foi superior no quadro de medalhas: 125 contra 94 dos EUA;
• MOSCOU 1980 = Estados Unidos e diversos países do bloco capitalista boicotaram as Olimpíadas em protesto contra a invasão soviética no Afeganistão, ocorrida no ano anterior;
• LOS ANGELES 1984 = em represália aos EUA, a URSS e outros 16 países da Europa Oriental boicotaram os jogos. Isso se deu por conta da invasão norte-americana na ilha de Granada, nas Antilhas, e pela instalação de mísseis americanos Persching2 na Europa.
ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL
• Reconstrução dos países europeus contou com a ajuda do Plano Marshall – elaborado pelos EUA;
• Estado de Bem Estar Social = compromisso do poder público com a educação, a saúde e os outros direitos sociais;
• Welfare State = foi estabelecido principalmente nos países da Europa Ocidental. Ele só se tornou possível graças à expansão do capitalismo e à intervenção do Estado na Economia, garantindo conquistas sociais à população;
• SEGURIDADE SOCIAL = John Maynard Keynes (1883-1946) – as políticas de bem estar social tiveram origem nas teorias desse economias inglês. Essas teorias atribuíam novos papéis ao Estado;
• No modelo keynesiano – o Estado aprofundava sua tarefa de administrador, impulsionava seus investimentos na produção e se comprometia com programas voltados ao desenvolvimento social.
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA
• O CONTROLE ESTATAL DA ECONOMIA ERA UMA FORMA DE EVITAR UMA NOVA CRISE DO CAPITALISMO, COMO OCORRERA EM 1929;
• Serviços Públicos = passaram a ser vistos como obrigação do Estado e direito do cidadão;
• Welfare State = serviu, também, para concretizar antigas reivindicações do movimento sindical, como a garantia de férias remuneradas e a licença maternidade;
• PRESSÕES: novas reivindicações surgiam:
o Sindicatos, partidos trabalhistas, organizações classistas;
o Movimentos de protestos de operários e estudantes, como o de maio de 1968 na França; luta de jovens universitários por reformas educacionais…
O SONHO ACABOU…
• 1973 = nova crise no sistema capitalista mundial, devido à alta nos preços internacionais do petróleo, provocou o recuo das conquistas do Estado de Bem Estar Social;
• 1980 = governo conservadores de Margareth Thatcher, no Reino Unido, e de Ronald Regan, nos EUA, renovaram o antigo modelo econômico do livre-mercado, tornando quase nula a intervenção do Estado na economia;
• O Welfare State foi substituído por outro modelo de Estado, o NEOLIBERAL, que transferiu para a iniciativa privada o gerenciamento dos serviços sociais;
Exelente post professora!
Ainda tem gente que acha difícil guerra fria, mas depois de todas essas informações, até mesmo o mais capitalista dos seres entenderia, asudhausdhauasd.
Paabéns Fabi, e pros alunos, não deixem de estudar história!!!!
( e cuidado com o macartismo moderno)
Abração!!
oi …exelente …vi essa pasta e adorei, pois ela me ajudou bastante…continue assi…srsrsrs…
PORRA é muto foda
Olá Jéssica:
Ficamos feliz em ter ajudado. Esperamos seu breve retorno ao Blog.
Olá Gabriel:
Obrigada pelas suas palavras, pelo apoio de sempre. Também chamo a atenção para o macartismo moderno! rsss… Abraços
Parabéns , muito bem elaborado velho , me ajudou altos aqui , valeu *—*
meu muito foda velho , de boa curti altos aqui manolo , valeu *—*
very god!!
you are very crazy!!
i love Brazil!
bye kiss kiss
amei de verdade adorei me ajudou muito…. beijos…
olha gostei mas quando fui olhar estava igual o meu livro por isso ñ me ajudou muito ok …. beijos a tds …. fui… ♥♥♥
Gostei muito dessa porra (so tem um porem vamos fazer mais curto isso mane)
gostei
eu qeria saber sobre a ordem bipolar e pensei que esta pagina me ajudase
Esse site tem várias coisas legais, e me ajudou a fazer o meu trabalho♥♥♥
tudo que eu precisei aqui tem
Muito obrigada pela mensagem! Ficamos sempre muito felizes em ajudar. Grande abraço.
muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito otimo tudo que estava pricisando encontrei aqui
Obrigada, Nayara! É sempre muito bom poder ajudar! Obrigada pela mensagem!
a minha mae e professora de historia ela gostou bastante desses otimos resumos eles me ajudaram a tirar 10.0 pontos na materia de historia valeu!!!!! ficou OTIMO… CONTINUI ASSIM SEMPRE assim ajudando os alunos bjsss….
SALA19CMI….OBRIGADA. POR COLABORAR ass;/Alessandra Cleyce
Sensacional, Alexandra! Muito obrigada pela visita ao Blog e pelas palavras. Ficamos muito contente em ajudar e mais felizes ainda em saber dos resultados positivos. Parabéns pelo seu 10! Continue assim! Precisando de algo é só nos contactar. Abraços e muito sucesso.
adorei esse assunto eu e minhas amigas!!!
Muito obrigada! Abraços!
adorei .
Obrigada!!
muito bom *-*
todas as minhas duvidas resolvidas!!!!
Legal! Obrigada pela visita!
Muito obrigada pela mensagem! Abraços!
muito obrigada …. o blog me ajudou bastante , me dando as informacoes necessarias , para o meu trabalho , me ajudando a tirar nota maxima , continue assim , um grande abraco …
Olá Stephanie! Obrigada pela visita! Ficamos felizes em saber que ajudamos. Esta é a proposta. Esperamos poder ajudá-la mais vezes! Um grande abraço e muito obrigado!
eu procurei em monte de blogs e nao tinha resposta nenhuma en nenhum
Muito Boooom São poucos professores que expõem realmente o que sabe e que conseguem transmitir de forma simples e claros relatos importantes
Obrigada, Ingrid! Obrigada pelo acesso e pelo comentário. Felicidades!
gostei desse site,devem acessar ele bjs gente
Obrigada, Jessica! Um grande abraço e tudo de bom!
gostei muito, vou fazer um trabalho sobre isso, e achei, agora so apresentar,waleu!
Obrigada pela visita! Ficamos felizes em ajudar. Boa sorte no trabalho!
Muito bom o conteúdo de vocês , me ajudou muito ! Muito bem elaborada muito bom mesmo e vou acessar mais vezes o site ! Muito obrigado pela ajudinhaaa
Obrigada pelo acesso, Edson! Espero ajudá-lo outras vezes. Grande abraço!
me ajudou muito
valeu.