Percebi que após as independências realizadas na América Latina, logo os países que a havia conquistado trataram de se inserir nos “novos velhos” rumos desses países…Primeiro os grupos oligárquicos trataram de tomar rapidamente as rédeas do poder, mantendo seus privilégios tão bem alinhavados com os objetivos do mercado externo; depois, com a instalação do modelo capitalista em andamento, ocorrem disputas internas para que o modelo político-econômico a ser seguido seja o mais compatível possível com os interesses internacionais. Daí pra frente, o que temos são momentos esparsos de uma tomada de consciência nacional derivando para movimentos de caráter revolucionário, mas que foram combatidos de forma truculenta, sendo incompatíveis com a proposta de ordem e desenvolvimento capitalista que se instalava.Quando esses movimentos sociais passaram a desestabilizar a ordem, os militares foram chamados e levados ao poder a fim de garantir o governo capitalista.
Por isso, enquanto historiadora, mergulho nesse contexto passado para refletir sobre a situação atual onde a falta de engajamento dos setores populares, sociais passa a impressão de alienação, mas nada mais é do que o resultado de inúmeras intervenções políticas de base elitista em que os anseios e necessidades do povo não fizeram parte do projeto de nação e agora, passado todos esses anos, vivemos as conseqüências desse “leite materno” que nos foi negado e hoje nos transformou nesse “adulto desnutrido”, mas ainda com sonhos e força de vontade para ganhar músculos e quiçá vir a ser um atleta.

 

 

Anúncios

3 comentários em “

  1. Aeee Fabii, tem materia pra gente do 8°…ebaaa, mais só uma né, que preconceito é esse ? :D
    agnt adorou, parabens pelo blog !
    beeijos Mayra e Victoria 8°B

  2. Meninas, ainda estava tentando manipular esse blog quando postei essa dissertação, mas me esforçarei por registrar com mais frequencia. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s