Sala 19

O blog de História de Fabiana Scoleso

O MUNDO BIPOLAR: A Guerra Fria

Posted by sala19cmi em segunda-feira, 2 novembro 2009

De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre os blocos capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria.

AS CONFERÊNCIAS DOS VENCEDORES:

• A divisão do mundo em socialismo e capitalismo começou a se delinear na Conferência de Ialta = antes mesmo do fim da segunda Guerra Mundial;
• O encontro reuniu dirigentes dos três grandes aliados na Guerra: Stalin, Churchill e Roosevelt. O resultado da Conferência foi a “partilha” do mundo em áreas sob influência dos EUA e sob influência da URSS;
• Conferência de Potstam = confirmou as decisões de Ialta, além de estabelecer a divisão da Alemanha em quatro zonas internacionais: norte-americana, soviética, inglesa e francesa.

PALCO DE CONFLITOS:

• A frágil aliança entre países capitalistas e socialistas começou a se desfazer em 1945, quando a derrota da Alemanha nazista já era certa;
• Os Norte-Americanos se preocupavam com o crescente avanço do socialismo nos países da Europa Ocidental, onde se formaram governos aliados aos soviéticos;
• A rivalidade entre EUA e URSS recebeu o nome de Guerra Fria porque a tensão entre as duas potências não chegou a uma guerra de fato;
• 1947 = o presidente norte-americano Harry Truman lançou a Doutrina Truman, uma ofensiva contra a expansão comunista no mundo, explorando a imagem da URSS como uma nação inimiga;
• Ofensiva anticomunista = se intensificou nos anos 1950 com a criação do Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso – chefiado pelo senador McCarthy – conduziu uma perseguição implacável aos cidadãos suspeitos de simpatizar com o comunismo.

MACARTISMO E PLANO MARSHALL

• Macartismo = fanatismo anticomunista do período;
• Ethel e Julius Rosemberg (físicos nucleares) foram executados na cadeira elétrica acusados de fornecer segredos atômicos à União Soviética;
• Plano Marshall = programa de ajuda econômica dos Estados Unidos para a reconstrução dos países europeus destruídos pela Guerra – objetivo principal era evitar a influência comunista na Europa Ocidental e garantir a hegemonia norte-americana;
• Estados Unidos e Canadá = formaram, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, com o objetivo de assegurar a defesa militar contra a ameaça do avanço soviético;
• 1955 = resposta do Bloco Soviético = Pacto de Varsóvia (aliança militar), que durou até 1989;

COEXISTÊNCIA PACÍFICA

• 1950 = economia soviética estava sufocada pelos investimentos dispendiosos na corrida armamentista = Nikita Kruschev, líder do governo soviético, apresentou uma proposta de desarmamento conhecido como COEXISTÊNCIA PACÍFICA;
• Os Estados Unidos receberam a proposta com desconfiança (armadilha);

CORRIDA PELA CONQUISTA DO ESPAÇO

• Além de armas nucleares, Estados Unidos e União Soviética produziam foguetes e lançaram satélites espaciais. Essa disputa científica e tecnológica ficou conhecida como Corrida Espacial;
• Três momentos Importantes:
o 1957 = satélite soviético Sputnik 2 levou ao espaço o primeiro ser vivo, a cadela Laika;
o 1961 = major da Força Aérea da União soviética, Yuri Gagarin, tornou-se o primeiro ser humano a viajar no espaço;
o 1969 = 1 bilhão de pessoas assistiram pela TV o astronauta norte-americano Neil Armstrong, comandante da missão Apollo 11, pisar na em solo lunar;
• A chegada dos norte-americanos na lua pôs fim à hegemonia soviética.

MURO DE BERLIM

• Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e sua capital, a cidade de Berlim, foram divididas em zonas de ocupação: norte-americana, britânica, francesa e soviética – quatro anos depois, os ocupantes dividiram o território alemão em dois países:
o Parte Ocidental – República Federal da Alemanha (RFA);
o Parte Oriental – República Democrática Alemã (RDA);
o A intensa migração dos alemães orientais para o lado vizinho levou o governador da república Democrática Alemã (Alemanha Oriental) a construir o Muro de Berlim, em agosto de 1961;
o O muro tinha 155 quilômetros de extensão, 302 torres de observação e 127 redes eletrificadas com alarmes. Foi chamado por muitos de “Muro da Vergonha” e foi um símbolo da divisão do mundo em dois blocos;

INDÚSTRIA CULTURAL E ESPORTES

• CINEMA = meio de expressão mais utilizado como propaganda ideológica no conflito entre comunismo e capitalismo durante a Guerra Fria;
• Bens de Consumo, os super-heróis e os líderes norte-americanos eram mostrados como símbolos do bem e da moralidade superior norte-americana;
• Estados Unidos = campanha anticomunista = produziram também histórias em quadrinhos, desenhos animados e seriados de televisão, explorando a oposição entre liberdade, representada pelo American Way of Life, e opressão, representada pelo dirigismo estatal soviético;
• Propaganda Soviética: denunciava os problemas sociais de muitos países capitalistas, como a fome, a violência e a mortalidade infantil, apresentando os sinais da decadência burguesa e do caráter anti-humano do capitalismo;

REALIDADE E FICÇÃO NAS TELAS

• Duas maiores agências de espionagem: KGB (Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti – Comitê de Segurança do Estado) soviética e a CIA (Central Intelligence Agency) norte-americana = treinavam agentes para atividades de sabotagem e coleta de informações sigilosas;
• No cinema o tema “espionagem” se fez presente em vários filmes: Agente secreto James Bond, da série 007;
• Filmes de ficção científica: Solaris (Andrei Tarkovski -1971) e Guerra nas Estrelas (George Lucas -1977);
• Por meio do cinema, EUA e URSS procuravam influenciar os demais países do mundo. A Indústria cinematográfica norte-americana exercia uma influência muito mais sedutora e eficaz que a sua concorrente soviética.

ENFRENTAMENTO ESPORTIVO

• ESPORTE = foi utilizado com fim ideológico = nos campeonatos mundiais de xadrez e nos Jogos Olímpicos, onde a rivalidade entre o comunismo e o capitalismo ganhavam ares de guerra real;
• URSS = procurava demonstrar a superioridade do regime socialista incentivando esportes nos países do Pacto de Varsóvia. Assim, o desempenho espetacular das ginastas romenas ou dos nadadores da Alemanha Oriental enaltecia o regime soviético;
• POLÍTICA NAS OLIMPÍADAS = muitos atletas deixaram de competir nas Olimpíadas devido aos boicotes liderados pelas grandes potências;

PRINCIPAIS OLIMPÍADAS

• MONTREAL 1976 = ginasta romena Nádia Comaneci, de apenas 14 anos. Conseguiu 7 notas 10. A URSS foi superior no quadro de medalhas: 125 contra 94 dos EUA;
• MOSCOU 1980 = Estados Unidos e diversos países do bloco capitalista boicotaram as Olimpíadas em protesto contra a invasão soviética no Afeganistão, ocorrida no ano anterior;
• LOS ANGELES 1984 = em represália aos EUA, a URSS e outros 16 países da Europa Oriental boicotaram os jogos. Isso se deu por conta da invasão norte-americana na ilha de Granada, nas Antilhas, e pela instalação de mísseis americanos Persching2 na Europa.

ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL

• Reconstrução dos países europeus contou com a ajuda do Plano Marshall – elaborado pelos EUA;
• Estado de Bem Estar Social = compromisso do poder público com a educação, a saúde e os outros direitos sociais;
• Welfare State = foi estabelecido principalmente nos países da Europa Ocidental. Ele só se tornou possível graças à expansão do capitalismo e à intervenção do Estado na Economia, garantindo conquistas sociais à população;
• SEGURIDADE SOCIAL = John Maynard Keynes (1883-1946) – as políticas de bem estar social tiveram origem nas teorias desse economias inglês. Essas teorias atribuíam novos papéis ao Estado;
• No modelo keynesiano – o Estado aprofundava sua tarefa de administrador, impulsionava seus investimentos na produção e se comprometia com programas voltados ao desenvolvimento social.

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA

• O CONTROLE ESTATAL DA ECONOMIA ERA UMA FORMA DE EVITAR UMA NOVA CRISE DO CAPITALISMO, COMO OCORRERA EM 1929;
• Serviços Públicos = passaram a ser vistos como obrigação do Estado e direito do cidadão;
• Welfare State = serviu, também, para concretizar antigas reivindicações do movimento sindical, como a garantia de férias remuneradas e a licença maternidade;
• PRESSÕES: novas reivindicações surgiam:
o Sindicatos, partidos trabalhistas, organizações classistas;
o Movimentos de protestos de operários e estudantes, como o de maio de 1968 na França; luta de jovens universitários por reformas educacionais…

O SONHO ACABOU…

• 1973 = nova crise no sistema capitalista mundial, devido à alta nos preços internacionais do petróleo, provocou o recuo das conquistas do Estado de Bem Estar Social;
• 1980 = governo conservadores de Margareth Thatcher, no Reino Unido, e de Ronald Regan, nos EUA, renovaram o antigo modelo econômico do livre-mercado, tornando quase nula a intervenção do Estado na economia;
• O Welfare State foi substituído por outro modelo de Estado, o NEOLIBERAL, que transferiu para a iniciativa privada o gerenciamento dos serviços sociais;

About these ads

40 Respostas to “O MUNDO BIPOLAR: A Guerra Fria”

  1. Gabriel Reis said

    Exelente post professora!
    Ainda tem gente que acha difícil guerra fria, mas depois de todas essas informações, até mesmo o mais capitalista dos seres entenderia, asudhausdhauasd.
    Paabéns Fabi, e pros alunos, não deixem de estudar história!!!!
    ( e cuidado com o macartismo moderno)
    Abração!!

  2. jéssica said

    oi …exelente …vi essa pasta e adorei, pois ela me ajudou bastante…continue assi…srsrsrs…

  3. thayna said

    PORRA é muto foda

  4. sala19cmi said

    Olá Jéssica:

    Ficamos feliz em ter ajudado. Esperamos seu breve retorno ao Blog.

  5. sala19cmi said

    Olá Gabriel:

    Obrigada pelas suas palavras, pelo apoio de sempre. Também chamo a atenção para o macartismo moderno! rsss… Abraços

  6. Anita Santos said

    Parabéns , muito bem elaborado velho , me ajudou altos aqui , valeu *—*

  7. Anita Santos said

    meu muito foda velho , de boa curti altos aqui manolo , valeu *—*

  8. swaksneger said

    very god!!
    you are very crazy!!
    i love Brazil!
    bye kiss kiss

  9. beatriz de sousa said

    amei de verdade adorei me ajudou muito…. beijos…

  10. ana laiza silva said

    olha gostei mas quando fui olhar estava igual o meu livro por isso ñ me ajudou muito ok …. beijos a tds …. fui… ♥♥♥

  11. Cinara Cardoso said

    Gostei muito dessa porra (so tem um porem vamos fazer mais curto isso mane)

  12. deza said

    gostei

  13. Bianca said

    eu qeria saber sobre a ordem bipolar e pensei que esta pagina me ajudase

  14. Thayna said

    Esse site tem várias coisas legais, e me ajudou a fazer o meu trabalho♥♥♥

  15. ivete said

    tudo que eu precisei aqui tem

  16. sala19cmi said

    Muito obrigada pela mensagem! Ficamos sempre muito felizes em ajudar. Grande abraço.

  17. nayara said

    muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito otimo tudo que estava pricisando encontrei aqui

  18. sala19cmi said

    Obrigada, Nayara! É sempre muito bom poder ajudar! Obrigada pela mensagem!

  19. Alexandra Cleyssyane said

    a minha mae e professora de historia ela gostou bastante desses otimos resumos eles me ajudaram a tirar 10.0 pontos na materia de historia valeu!!!!! ficou OTIMO… CONTINUI ASSIM SEMPRE assim ajudando os alunos bjsss….
    SALA19CMI….OBRIGADA. POR COLABORAR ass;/Alessandra Cleyce

  20. sala19cmi said

    Sensacional, Alexandra! Muito obrigada pela visita ao Blog e pelas palavras. Ficamos muito contente em ajudar e mais felizes ainda em saber dos resultados positivos. Parabéns pelo seu 10! Continue assim! Precisando de algo é só nos contactar. Abraços e muito sucesso.

  21. natalia de souza said

    adorei esse assunto eu e minhas amigas!!!

  22. sala19cmi said

    Muito obrigada! Abraços!

  23. Isabella said

    adorei .

  24. sala19cmi said

    Obrigada!!

  25. Carol , said

    muito bom *-*

  26. Paula said

    todas as minhas duvidas resolvidas!!!!

  27. sala19cmi said

    Legal! Obrigada pela visita!

  28. sala19cmi said

    Muito obrigada pela mensagem! Abraços!

  29. stephanie prokopenko said

    muito obrigada …. o blog me ajudou bastante , me dando as informacoes necessarias , para o meu trabalho , me ajudando a tirar nota maxima , continue assim , um grande abraco …

  30. sala19cmi said

    Olá Stephanie! Obrigada pela visita! Ficamos felizes em saber que ajudamos. Esta é a proposta. Esperamos poder ajudá-la mais vezes! Um grande abraço e muito obrigado!

  31. thais said

    eu procurei em monte de blogs e nao tinha resposta nenhuma en nenhum

  32. Muito Boooom São poucos professores que expõem realmente o que sabe e que conseguem transmitir de forma simples e claros relatos importantes

  33. sala19cmi said

    Obrigada, Ingrid! Obrigada pelo acesso e pelo comentário. Felicidades!

  34. jessica said

    gostei desse site,devem acessar ele bjs gente

  35. sala19cmi said

    Obrigada, Jessica! Um grande abraço e tudo de bom!

  36. maruxa said

    gostei muito, vou fazer um trabalho sobre isso, e achei, agora so apresentar,waleu!

  37. sala19cmi said

    Obrigada pela visita! Ficamos felizes em ajudar. Boa sorte no trabalho!

  38. Edson Britto said

    Muito bom o conteúdo de vocês , me ajudou muito ! Muito bem elaborada muito bom mesmo e vou acessar mais vezes o site ! Muito obrigado pela ajudinhaaa

  39. sala19cmi said

    Obrigada pelo acesso, Edson! Espero ajudá-lo outras vezes. Grande abraço!

  40. murilo said

    me ajudou muito
    valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: